A Arte de Pensar com Rigor e Viver CriativamenteInscreva-se

A iniciativa do Instituto Católico de Liderança busca disponibilizar, por meio do lançamento deste Curso, o potencial transformador do pensamento de Alfonso López Quintás. Iniciativa que só foi possível pela concessão dos direitos autorais pela Fundação López Quintás, e pela soma de esforços de um grupo de pessoas engajadas para tornar este projeto realidade. A concepção do curso foi resultado de uma série de formações oferecidas à jovens, professores e leigos pela Consagrada do Movimento Regnum Christi, Mônica de Mattos – aluna da Fundação López Quintás e idealizadora do projeto – que também apresenta este curso online.

Segundo o professor Alfonso López Quintás, os termos filosóficos, assim como a vida, “são, por assim dizer, proteicos, multiformes, carregados de muitos sentidos. Sendo assim, se esses termos não são bem definidos, e não somente os termos mas também os esquemas mentais, é impossível redigir com precisão”. A redação, a leitura e a compreensão do mundo, portanto, passam a ser imprecisos.

Desde a década de 60, o pensamento do filósofo e teólogo espanhol Alfonso López Quintás começou a despontar no cenário das ciências filosóficas como uma maneira sensível de estabelecer conexão entre a arte de viver, aprender e ensinar.

Ao realizar as doze descobertas - que correspondem às doze fases do nosso desenvolvimento pessoal -, nos preparamos para descobrir os níveis de realidade e conduta em que podemos viver. Essa descoberta nos fornece uma espécie de mapa de nossa vida pessoal e nos permite advertir em cada momento em qualquer situação - positiva ou negativa - nos achamos e se acham outras pessoas, tanto na vida real como nas obras literárias e cinematográficas. Com isso nos preparamos para ser guias de nós mesmos e dos outros. A função de guia é uma das mais nobres que podemos exercer na vida.


Quem somos


Mônica de Mattos
Mônica de Mattos

Olá, pessoal! Sou Mônica de Mattos, consagrada do Movimento Regnum Christi desde 1994.

Partilho um pouco da minha caminhada e apostolado com vocês. Como consagrada, fiz meu período de formação inicial em Roma e finalizei em Monterrey. Concluí uma graduação em “Licenciatura en Educación y Desarollo” pela Universidad Anhauac do México, que com as devidas convalidações corresponde à Pedagogia aqui no Brasil. Também cursei o Magistério em Ciências Religiosas pelo Ateneo Regina Apostolorum (Roma), fiz pós-graduação em acompanhamento espiritual pela Faculdade Vicentina de Curitiba, tenho especialização em Valores e Criatividade, pela Fundación López Quintás de Madri e em Educação da Afetividade e Sexualidade, pela Universidade Francisco de Vitoria de Madri.

Minha 1ª experiência apostólica foi no ECYD (pastoral de adolescentes com idades de 11 a 16 anos) em Guadalajara e depois na Cidade do México. Foram cerca de 13 anos de trabalho com esta faixa etária cheia de vida, energia, esperança e inúmeros desafios.

Depois, fui encaminhada para Madri e permaneci por lá cinco anos no trabalho com jovens, na pastoral universitária da Universidade Francisco de Vitoria.

Durante o período crítico da doença de minha mãe, voltei para o Brasil para acompanhá-la durante 7 anos até seu falecimento. Atualmente trabalho em Brasília, com jovens de idade universitária .

Como vocês notam, a maior parte de minha experiência apostólica é no acompanhamento e formação de jovens. Missão apaixonante! É um trabalho que implica dedicação, perseverança e constância para cuidar de seu crescimento pessoal, espiritual, em sua formação e no discernimento vocacional, por meio de orientações espirituais, pregação de retiros, cursos, seminários, exercícios espirituais, missões, aulas e outros projetos.


Perguntas frequentes


Quando começa e termina o curso?
É um curso completamente gravado e customizado para você. Você pode fazer o curso a seu próprio passo. Você decide quando começar e quando terminar.
Por quanto tempo terei acesso ao curso?
Que lhe parece "por toda a vida"? Depois de adquirir o curso, você terá acesso ilimitado ao mesmo por todo o tempo que você queira e em qualquer computador, tablet ou telefone.
O que acontece se eu fico insatisfeito com o curso?
Nunca gostaria de ver você insatisfeito com nossos cursos! Mas se isso chegasse a acontecer, pode nos contatar dentro do prazo de 30 dias e te devolveremos o dinheiro.